segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Técnicas de decoupage e craquelê

DECOUPAGE TRADICIONAL

1º passo: Lixe toda a peça com lixa d’agua nº 120. Caso tenha pequenos buracos, cubra com massa corrida. Aguarde secar e lixe novamente.

2º passo: Com um pincel largo e macio, passe a tinta látex branca, sem diluir, por toda a peça. Passe a demão de tinta branca, tomando cuidado para não deixar “montanhas” de tinta. Estique-a bem, para que isso não aconteça. Passe-a na mesma direção e no mesmo sentido dos veios da madeira.

3º passo: Após a peça estar completamente seca, passe tinta látex , sem diluir, no tom de fundo que você deseja. Escolha um tom que combine com a gravura escolhida; o areia é um tom muito usado para convites e gravuras. Passe duas demãos da cor escolhida para que fique bem pintada. É importante observar a direção que se está usando o pincel. Procure sempre fazer a pintura em uma mesma direção, para que a tinta não fique com o aspecto de “bagunçada, não esquecendo de esticá-la bem.

4º passo: Após a a secagem, vamos fazer as aplicações. Recorte a gravura. Pode-se recortar vários pequenos pedaços ou um pedaço grande e inteiro ou ainda usar o pirógrafo para queimar em volta da gravura (muito usado em convites). Antes de colar, monte sobre a caixa a disposição desejada, pois depois de colado não poderemos tirar. Passe na parte de baixo da gravura já recortada, cola branca, com pincel. Não deixe falhas e coloque-a sobre a peça de madeira, imprimindo-a de dentro para fora com um pano macio e limpo, para não deixar bolhas. Estique bem, mas com cuidado pois o papel molhado fica mais frágil. Deixe secar completamente.
Obs: para espalhar a cola branca e eliminar bolhas,  sem danificar a gravura, recomenda-se utilizar um pedaço de plástico fino, sobre a gravura.

5º passo: Com o pincel chanfrado, faça o sombreado em volta de toda a gravura, usando um tom diferente ao tom do fundo. Geralmente usamos tons mais escuros e que se aproximem da cor da gravura. Basta umedecer o pincel na água e colocar um pouco de tinta, apenas na parte mais alta do pincel. Deite o pincel nas beiradas da gravura e vá puxando. A parte do pincel que tiver tinta vai ficando mais escura e a parte do pincel que tiver água, mais clara.

6º: Após a peça estar completamente seca, passe verniz acrílico diluído em água, por toda a peça.

Observação: Pode-se ainda fazer a decoupage com papel de seda. Este adere com mais facilidade e também produz um bonito efeito. Para o papel de seda usamos, geralmente, cobrir toda a peça com o papel. Para tanto, basta medir o tamanho exato, antes de colar, não sendo necessário fazer o sombreado. Basta dar o acabamento com o verniz.
                              

DECOUPAGE ENVELHECIDA 

1º passo: Lixe toda a peça com lixa d’água nº 120. Caso tenha pequenos buracos, cubra com massa corrida e lixe novamente.

2º passo: Seguir o mesmo processo da técnica anterior, até o 5º passo, observando que para esta técnica a gravura deve ter um aspecto um pouco mais envelhecido e o tom de fundo deverá ser areia ou camurça (de preferência).

3º Com um pincel largo e macio (é importante que seja macio) passe goma laca indiana pura sobre toda a peça, inclusive sobre a gravura. Não use verniz.

Observação: Caso queira, pode-se fazer detalhes em dourado para escrever ou fazer filetes em volta da gravura. Para isso misture a purpurina com a goma laca indiana.

 DECOUPAGE COURO

1º passo: Lixe toda a peça com lixa d’água nº 120. Caso tenha pequenos buracos, cubra com massa corrida e lixe novamente.

2º passo: Seguir o mesmo processo da técnica de decoupage tradicional até o 3º passo, observando que, também para esta técnica, a gravura deve ter um aspecto de envelhecida e o tom de fundo deve ser areia, camurça ou ocre.

3º passo: Antes de colar a gravura fazer o efeito do couro, usando uma esponja ou um pedaço de pano rústico. Molhe a esponja, ou o pano, na tinta látex no tom ferrugem ou marrom escuro. Tire o excesso da tinta em um jornal e vá batendo sobre a peça, fazendo marcas, mas deixando o fundo aparente. Faça isto sobre toda a peça e após a secagem, cole a gravura e faça o sombreado no mesmo tom que fez o manchado, ou preto, procedendo da mesma maneira da decoupage tradicional até o 5º passo.

4º passo: Passe betume sobre toda a peça para envelhecer ainda mais e se aproximar do tom de couro. Tire o excesso com um pano macio e limpo.

Observação: Esta técnica é mais usada para pintar baús e maletas.

 CRAQUELÊ TRADICIONAL

1º passo: Lixe toda a peça com lixa d’água nº 120. Caso tenha pequenos buracos, cubra com massa corrida. Aguarde secar  e lixe novamente.

2º passo: Com um pincel largo e macio, passe a tinta látex branca, sem diluir, por toda a peça. Passe a demão de tinta branca tomando cuidado para não deixar “montanhas” de tinta. Estique-a bem para que isso não aconteça. Passe o pincel na mesma direção e no mesmo sentido dos veios da madeira.

3º passo Após a peça estar completamente seca, passe tinta látex, sem diluir, no tom de fundo desejado. Se desejar um craquelado mais escuro, use um tom de fundo claro para dar contraste. Pode-se ainda fazer o fundo dourado com o craquelê por cima. Basta pintar toda a peça de dourando, misturando purpurina com goma  laca indiana. Passe duas demãos da cor escolhida para que fique bem pintada. É importante observar a direção em que se está se usando o pincel. Procure fazer sempre a pintura em uma mesma direção para que a tinta não fique com o aspecto de “bagunçada”, não esquecendo de esticá-la bem.

4º passo: Após a secagem, passe o verniz craquelê transparente da Acrilex com um pincel largo e macio, por toda a peça. Verifique contra a luz se não deixou falhas. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos.

5º passo: Passe a tinta látex por cima do verniz. Se você passou o verniz no sentido horizontal, passe a tinta no sentido inverso, neste caso na vertical. Use um tom bem distinto do tom do fundo. Passe com um pincel largo e macio, bem cheio de tinta, evitando ficar passando sobre o mesmo local. Pode-se ainda usar a esponja no lugar do pincel, o que fará as trincas do craquelado ficarem menores. Ou, ainda, passar o pincel e em seguida bater a esponja. Para cada maneira você obterá um novo efeito de craquelado. Aguarde completa secagem (à medida que for secando, a tinta vai craquelando).

6º passo: Passe verniz acrílico, diluído em água, por toda a peça, para proteger a pintura e dar acabamento.

 CRAQUELÊ TRANSPARENTE

1º passo: Lixe toda a peça com lixa d’água nº 120. Caso tenha pequenos buracos, cubra com massa corrida e lixe novamente.

2º passo: Seguir o mesmo processo da técnica anterior do craquelê, até o 3º passo. Colar a gravura (de acordo com a técnica explicada na decoupage).

3º passo: Com um pincel largo e macio, passe na horizontal uma demão de cola branca sobre a gravura (é importante que o pincel seja macio). Aguarde secagem de duas horas.

4º passo: Para esta técnica, usar o jogo Craquelex, da Acrilex. Este jogo possue duas bases. Primeiramente passar a base 1 no sentido inverso ao que foi passada a cola. Aguarde a secagem por mais duas horas.

5º passo: Usar a base 2, novamente no sentido inverso ao que foi passada a base 1. Deixe secar totalmente (12 horas). Passe purpurina sobre o verniz (somente o pó) fazendo pressão com os dedos para que “agarre” entre as trincas. Em seguida passe um pano seco para retirar o excesso de pó.

Observações:
·         Passe verniz acrílico somente onde não foi craquelado.
·         Caso queira, fazer detalhes em dourado para escrever ou fazer filetes em volta da gravura. Para isto misture a purpurina com a goma laca indiana.        


 CRAQUELÊ DE COLA BRANCA
Material necessário:
- tinta PVA de várias cores - verniz acrílico
- tinta acrílica dourada - cola branca
- esponja de espuma - água
- pincéis número 24, 16 e 08 - papel para decoupage
- lixa número 220 - caixa de madeira de MDF (restos de madeira triturados, tratados e prensados)

Material necessário:
Primeiro, lixe bem a caixa para tirar as rebarbas, principalmente nas bordas.
Normalmente, o MDF já é uma madeira melhor para trabalhar porque ela não tem tanta aspereza.
Em seguida, passe a tinta PVA branca em toda a caixa, com o pincel largo.
Duas dicas importantes para toda a pintura: se a tinta estiver muito grossa, dilua com um pouquinho de água; o pincel deve ser passado sempre no mesmo sentido, fazendo um vai-e-vem. Espere secar por 30 min. Agora, também com o pincel largo, pinte a caixa com tinta da cor ocre.
Espere secar e dê uma segunda demão da tinta. Aguarde mais uma hora até a tinta secar bem para não borrar.  Passe a tinta dourada na parte de cima da tampa.
É difícil espalhar a tinta acrílica porque seca muito rápido. Então, o ideal é molhar o pincel um pouquinho para diluir a tinta no próximo potinho.
Passe a mesma tinta em toda a caixa, inclusive nas bordas.
Na hora do craquelê é essa cor dourada que vai aparecer através dos rachadinhos. Por isso, ela não precisa ficar por igual.  Espere secar por 30 min. Se quiser acelerar a secagem, use o secador de cabelos. Depois, passe a cola branca em toda a superfície da caixa. Comece pela tampa.
Se a cola estiver dura, umedeça o pincel na água. A camada de cola deve ser grossa, o suficiente para cobrir a tinta. Mas a pintura não precisa ficar totalmente homogênea.
Agora, faça uma boneca com uma esponja fina e umedeça levemente.
Coloque um pouco da tinta branca numa palheta, passe a esponja, bata um pouquinho e comece a esponjar a superfície coberta com cola.
Você pode usar também outras cores para dar a idéia de um céu na pintura.
Continue esponjando.  Use um pouco de cada cor até conseguir o efeito desejado.
Para trocar de cor, limpe a esponja num pano, molhe na água, pegue um pouco do branco e passe na outra cor que você quiser.
Se aparecerem bolhas, não tem problema, não se preocupe. Vá dando umas batidinhas com a esponja que elas vão soltando. O tempo de secagem é de uma hora.
Depois, pinte toda a borda da tampa com a cola branca deixando uma camada mais grossa.
Quanto mais fina a cola, menor é o efeito craquelado e quanto mais grossa, maior o efeito craquelado. Agora, faça o esponjado só com tinta branca. Passe em toda a borda.
Seque com o secador.
Aí está: a caixa pintada de ocre por dentro e por fora, craquelê.
Pegue os desenhos escolhidos para a decoupage, com as figuras bem recortadas.
Passe cola atrás delas, usando um pincel fino e também no local onde vai ser aplicada a figura.
Aí, é só colocar o desenho na tampa e passar o pincel com cola por cima para reforçar e evitar que se formem bolhas.  Faça o mesmo com as outras figuras.
Espere meia hora para secar ou use o secador.
Depois, passe o verniz acrílico, em movimentos uniformes: só na horizontal ou na vertical.
O verniz deixa a peça esbranquiçada. Mas, depois de seco, ele fica totalmente transparente.
Seque com o secador. A área sobre as figuras demora mais para secar.

TÉCNICA DE DECOUPAGE EM TECIDO

Material usado:
- Guardanapo de papel especial p/decoupage
- Essência de sua preferência
- Cola pano
- Tecido de étamine bege com fios dourados - Fita dourada
- Tesoura  - Agulha e Linha para costura - Alfinetes - Caseador
- Manta Acrílica

Modo de preparar:
Recorte no guardanapo especial para decoupage um Papai Noel.
Retire as duas películas de papel que vem atrás da figura no próprio guardanapo.Recorte um retângulo de tecido étamine bege com fios dourados com a medida de 30 cm de altura por 10 cm de largura.
Desfie as duas fileiras das extremidades de tecido , com a ajuda de um caseador, também desfie as fileiras por onde passará a fita.Passe cola pano especial para decoupage apenas no local do tecido onde será colada a figura de guardanapo.
Aplique a figura sobre a cola.Passe a cola sobre a figura.
Aguarde a secagem por 12 horas e passe com o ferro de passar roupas pelo lado avesso do tecido.
Passe cola novamente sobre a figura.
Aguarde a secagem por 2 horas e passe a ferro sobre a figura com papel manteiga .
Depois da cola seca, dobre o tecido ao meio e costure as laterais.
O saquinho do sache está pronto. Molhe pequenos pedaços de papel absorvente com a essência.
Coloque os pedaços de papel embebidos em essência dentro da manta acrílica.
Preencha todo o saquinho com a manta acrílica perfumada. 
 Amarre a parte superior do sachê com a fita dourada, formando um laço.

DECOUPAGE EM TOALHA

Você tem que lavar a toalha primeiro porque se  tiver muita goma não vai pegar com facilidade, depois de seca você passa uma demão de cola pano, bem espalhadinha com um pincel macio. Coloque sua figura em cima dessa cola com muito cuidado passando o pincel do meio da figura pra fora até que esteja completamente fixa no tecido. Passe uma boa demão dessa mesma cola também de dentro pra fora em cima da figura e tome o cuidado de passar muito bem nas bordas para que  não solte. Depois é só esperar umas 48 horas pra secar e passar com o ferro morno com um pano macio em cima, a cola vai amolecer de novo mas isso é normal vai aderir mais ao tecido, aí você espera secar muito bem e pode usar lavar, usar lavar, usar lavar.



3 comentários:

  1. nossa ADOREIIIIII..tirei todas minhas duvidas..muito obrigada ..DEUS abençoe muito vc....realmente vc é um anjo....perfeito....bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá! Posso colar gravura por cima do craquelê?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Posso colar gravura por cima do craquelê?

    ResponderExcluir